Seu gato tem pontinhos pretos no queixo? Então você precisa saber disso

Parece sujeirinha mas se trata de acne felina e é preciso tomar alguns cuidados


Quem ama gatos ou qualquer outro animal de estimação sabe que é como se fosse um filho, então sempre estamos preocupados em dar o melhor para eles, mas nem sempre temos o conhecimento de tudo que pode afetar a vida do animalzinho. E, nem todo mundo tem condições de levar seu bichano ao veterinário com frequência, então é bom termos alguns cuidados básicos com eles. Você já notou uns pontinhos pretos no queixo do seu gatinho? Pode parecer só sujeira, mas não é. Se trata de acne felina, e é preciso tomar alguns cuidados para que não possa se agravar.

Gatos têm espinhas e cravos? Sim! E muita gente confunde com sujeira, já que geralmente aparecem no queixo do bichano, até pode está sujo também, mas quando fica cheio de pontinhos pretos bem evidentes, são acnes. Assim como em nós humanos, a acne felina é causada pela produção excessiva de sebo e alguns outros fatores podem aumentar o surgimento. Ela pode afetar animais de todas as idades e portes, se não tratada, pode se agravar e infeccionar a pele, causando feridas com pus. 

Cravos saindo após passar o dedo no queixo. (Reprodução: Youtube/The Bow Tie Vet Guy)


Quais cuidados devemos ter? 

Limpar o queixo do gato pelo menos uma vez por dia com algodão e água, pois os restos de alimentos podem contribuir para o surgimento da acne.

Evite usar comedouros e bebedouros de plásticos, pois esse material tende a acumular mais bactérias e com o tempo fica áspero, o que pode lesionar o queixo do gato e infeccioná-lo. Opte por pratinhos de inox, louça e/ou vidro. 

Novamente assim como nós humanos, gatos também podem ter problemas hormonais e isso pode agravar o surgimento da acne. Neste caso, procure um veterinário.

Casos avançados: você precisará ir ao veterinário, pois o tratamento será feito com remédios específicos que precisam ser receitados. 

Postar um comentário

0 Comentários