Tiago Leifert constrange participante vegana do BBB19 e gera revolta na internet

Apresentador brincou com veganismo da participante Hana e foi criticado


A estreia da décima nona temporada do Big Brother Brasil ontem, 15, já começou dando o que falar nas redes sociais. Um dos momentos que ganharam destaque na rede foi quando Tiago Leifert fez uma brincadeira, tida como de mau gosto, com a participante Hana Khalil, que é vegana e não consome nada de origem animal. O apresentador deu a entender que a sister teria consumido um pão com ovo nos ingredientes, ironizando a situação.


A brincadeirinha gerou críticas a Tiago, que foi acusado de ridicularizar o movimento vegano e constranger a participante. Durante a conversa, enquanto o programa estava no ar, ao vivo, ele diz que Hana pecou ao comer um pão de forma com ovo na composição, fazendo animais sofrerem.

Participante Hana, do BBB19.
Foto: Globo/Reprodução
“Hana, você acabou de pecar. Você fez animais sofrerem com o seu pão de forma. Aqui na porta dos estúdios Globo temos galinhas fazendo manifestação nesse momento”, disse o apresentador à participante, que se defendeu dizendo que os alimentos do programa são entregues sem embalagens. Mas tudo não passava de uma brincadeira de Leifert.

Para piorar a situação, as redes sociais da Globo ainda chamaram Hana de “vegana de Taubaté”, em referência à falsa grávida de quadrigêmeos que enganou a mídia em 2012.

A repercussão negativa foi imediata. E não faltaram críticas ao momento. No Twitter, alguns usuários acharam uma falta de respeito com os veganos. Até mesmo a ativista Luisa Mell resolveu se manifestar sobre o acontecimento, alfinetando Tiago em uma publicação no seu Instagram.





Em dos trechos da postagem, Luisa declara a importância do movimento, criticando Tiago: "Querido o veganismo não é apenas sobre ter peninha das galinhas. Não é uma luta menor... Muito pelo contrário. O veganismo parte da consciência de que o consumo de produtos e alimentos de origem animal é cruel e desnecessário, prejudicando não só a saúde, mas também o meio ambiente, os animais e a própria sociedade”, afirmou.

Confira a postagem completa:




A polêmica do dia... Grande parte dos pães n contém nem ovos, nem leite... mas muitos tem! Por isso todo vegano vira um grande leitor de rótulos! Qt ao programa... os produtos na casa n tinham embalagem, ela n tinha como saber... Agora quem me pareceu estar pouco informado sobre a importância do veganismo foi o apresentador Tiago Leifert. Querido, veganismo n é@apenas sobre ter peninha das galinhas. N é uma luta menor...muito pelo contrário. O veganismo parte da consciência de que o consumo de produtos e alimentos de origem animal é cruel e desnecessário, prejudicando não só a saúde, mas também o meio ambiente, os animais e a própria sociedade. Os principais motivos para uma pessoa se tornar vegana estão relacionados a princípios éticos e sociais e à preservação da saúde e do meio ambiente. A indústria de produtos de origem animal provoca enormes impactos ao meio ambiente. Além da derrubada de grandes áreas de mata para a geração de pasto, ela é também responsável pelo derramamento de resíduos no mar, nos rios e nos lençóis freáticos. Dessa forma, essa produção polui e contamina as águas, levando a população a sofrer com diversos tipos de doenças decorrentes disso. A criação de gado e de outros ruminantes também produz um efeito devastador na atmosfera, devido à emissão de gases. Combinado ao dióxido de carbono, o metano gerado pelos animais contribui consideravelmente para o agravamento do efeito estufa. Podemos falar tb sobre a fome mundial... 51% dos grãos plantados no mundo são destinados a engordar animais para o abate. Grãos que poderiam alimentar milhões e milhões de pessoas se todos fossem veganos! Podemos falar tb sobre a água, que em pouco tempo valerá mais que petróleo! segundo a organização Water Footprint, a produção de um quilo de carne bovina exige 15 mil litros de água. Estudos sérios apontam o veganismo como uma fas soluções para a escassez q se aproxima... Não que a compaixão com as galinhas n seja import, mas já que isto n te comove, quem sabe estes outros argumentos o façam levar informações relevantes para o grande público do BBB! #govegan
Uma publicação compartilhada por Luisa mell (@luisamell) em

Postar um comentário

0 Comentários