TRETA: atrizes da Globo detonam Caio Blat nas redes sociais após postagem considerada machista

Treta entre os famosos


A polêmica no mundo dos famosos ganham uma proporção gigantesca, principalmente depois dos avanços que a internet proporciona. Nessa terça feira (24) o ator Caio Blat, que atualmente esteve trabalhando na novela das sete "Deus Salve o Rei", fez uma postagem em sua conta oficial no Instagram que gerou muitas criticas de atores e atrizes colegas de emissora, repercutindo rapidamente na internet.

Na postagem do ator, ele está ao lado de uma mulher que usa uma camisa onde estava escrito "Bruta não, mal domada", ele então, reforçou a frase na legenda da foto. Tal declaração gerou muitas criticas dos internautas, chegando até mesmo à vista de atrizes famosas que trabalham na mesma emissora e se indignaram com a declaração do ator.


A primeira a se manisfestar a respeito foi a atriz Maria Casadevall, que já é conhecida por seu engajamento feminista, considerou a postagem do ator como algo extremamente machista e comentou dando uma aula de feminismo.

Perante a publicação a atriz fez um texto enorme, expressando sua indignação e criticando a atitude do ator, e que sua postagem foi machista e ofendia as mulheres. Discordando completamente do que a frase na qual o ator fez questão de dar ênfase "Bruta não, mal domada", afirmou que se tem algo que deveria ser domado, seriam as ideias e comportamentos como esse, que são aparentemente inofensivos mas que só estão reproduzindo e legitimando uma sociedade doente e machista que todos os dias mata mulheres, e que isso não tem absolutamente nenhuma graça. e finalizou com a hashtag "#machistasnãopassarão".

Veja a foto publicada pelo ator e o comentário completo de Maria Casadevall, a seguir:

Foto: Instagram

Foto: Instagram/Gshow
Além dela, outras famosas se posicionaram perante a situação, a atriz Guta Stresser respondeu ao comentário de Maria, se posicionando a favor do ator e afirmando que ainda tinha senso de humor, diferente dela.

Enquanto a atriz Caroline Figueiredo foi marcada na publicação por uma amiga e também se posicionou a respeito, discordando completamente da atitude do colega de trabalho, afirmando que já tinha perdido sua admiração por ele após o episódio no qual Caio defendeu o ator José Mayer. Na ocasião, Mayer assumiu a acusação de assédio sexual feita pela figurinista Susllen Maneguzzi, e Caio o defendeu afirmando que achava um exagero o afastamento de Mayer, tentando minimizar a situação sugerindo que ele teria feito apenas uma "brincadeira fora do tom".

Veja a resposta de Guta Stresser à Maria:

Foto: Instagram


Comentário de Carolinie Figueiredo:
Foto: Instagram
Logo após a confusão nos comentários da conta oficial de Caio, Carolinie fez uma publicação em sua própria conta do Instagram, de uma imagem que está escrito "Porque não é engraçado domar mulheres?" acompanhada de um textão sobre determinada situação que passou sendo vítima de um homem que dizia não ser machista. Além de suas experiências que foram passadas no texto, no qual ela fez para motivar as outra mulheres a não se calar perante situações como essa.

Veja publicação com texto completo:

Porque não é engraçado incentivar a "domesticação de mulheres”? Ontem eu estava dentro do meu carro numa discussão sobre um ponto que discordávamos. Em certo momento a pessoa se descompassou nas emoções e começou a gritar comigo que a conversa estava encerrada. Gritou, xingou, ameaçou e mandou eu me silenciar (o famoso cala boca com outros tons). Eu, dentro do meu carro, feminista, empoderada, consciente e escritora sobre a libertação da mulher. Eu, por pensar diferente, eu, por expor o que penso... eu independente e autônoma fui ameaçada com palavras duras e golpes na auto-estima por um homem que não se julga machista. Domar: reduzir à obediência submetendo-o pela força bruta ou à custa de exercício e ensino; amansar. Domesticar: “... do modo que possa servir ao homem”. Parece piada mas a graça é a base do machismo estrutural (aquele que a gente nem sente, é tão arraigado que as próprias mulheres reproduzem quando não entendem o que está por trás). E o que está acima dessa pirâmide sendo sustentada pelas piadas ? Agressores, violência emocional, física e até feminicídio. Antes de mim: Minha bisa, minha avó e minha mãe - todas silenciadas pelo machismo. Meu avô (que a Deusa o tenha em paz) domava cavalos (e mulheres) com a força bruta. Depois foi minha vez e a violência extrapolou do campo emocional e se manifestou em forma física. Por muito tempo eu me silenciei pra evitar confusões e por medo de me expor ou retaliações. Ano passado viajei + de 10 cidades do Brasil encontrando mulheres: em todas as rodas pelo menos um caso de abuso ou agressão física! Eu clamo pela liberdade de TODAS as mulheres porque eu mesma ainda estou agarrada nessa teia. TODOS estamos desconstruindo machismo, estamos transformando nossa cultura patriarcal que subjuga e subordina mulheres. Esse texto é porque me construí feminista as custas de MUITO tapa na cara (literalmente infelizmente). Domesticar mulheres é o ponto inicial pra explorar, ameaçar e infernizar a saúde mental. É tirar seu poder pessoal, Podar, castrar e silenciar pra que “se enquadre”. Você já passou por essa situação? A resposta é: sim ou alguém muito perto de você passou ou alguém perto está passando e você nem sabe.
Uma publicação compartilhada por Carolinie Figueiredo (@carolinie_figueiredo) em

Outro ator, que também está participando da novela "Deus Salve o Rei", Jhonny Massaro, mesmo com toda a confusão, deixou um comentário, rindo e achando divertida a publicação de Caio. Os internautas não perdoaram e caíram em cima do comentário do ator, que em seguida se explicou e pediu desculpas por seu comentário ter ofendido alguém. Confira abaixo!

Foto: Instagram

Postar um comentário

0 Comentários