Por que desenhos como o Mickey e Pica-Pau usam luvas brancas e só tem 4 dedos? Veja

Há motivos para isso


Há mais de cem anos os desenhos animados vem fazendo parte da infância de muitas crianças mundo afora, e não só de crianças, pois quando elas crescem continuam gostando. Seja na infância ou depois de um pouco mais velho, sempre há aquele desenho que marca e é escolhido como favorito pelo público, e muitos deles que surgiram há tantas décadas passaram por inúmeras evoluções, algumas bem notáveis e outras nem tanto.


Se você é uma pessoa bem observadora, que consegue ver os mínimos detalhes até mesmo nas coisas que assiste, já deve ter reparado que muitos personagens como o Mickey Mouse, Pica-Pau, Pernalonga usam luvas brancas nas mãos, e muitos não sabem o motivo ou sequer se questionaram o porquê. Outro detalhe é que geralmente só possuem quatro dedos. Você já tinha se ligado nisso? Há até "lendas" de que o fato de terem quatros dedos é por estarem relacionado a algum tipo de pacto demoníaco, mas não é nada disso. Pensando nesses possíveis questionamentos que poderiam surgir para você, a gente descobriu a resposta para essas perguntas e iremos explicar tudo.

Personagens com luvas brancas e com apenas quatro dedos, com exceção de Mario e Sonic. (Reprodução)
Para deixar mais claro possível as respostas a respeito disso, teremos que voltar um pouco no tempo. O processo de criação dos desenhos animados é complicado até nos dias de hoje, e nos anos 1920 era ainda pior, já que cada cena era feita através de desenhos manuais. Porém para acelerar o processo, eles abriam mão de fazer detalhes excessivos nos personagens, que resultava em cabeças e olhos grandes, pernas e braços longos e finos e apenas quatro dedos nas mãos. Ter apenas quatro dedos além de dar menos volume e ficar esteticamente mais bonito, facilita para os ilustradores fazerem as movimentações das mãos dos personagens.

Com essa exclusão de detalhes dos personagens, vieram alguns outros problemas, por conta das animações na época serem feitas ainda em preto e branco, o público não conseguia identificar e diferenciar as mãos e pernas dos personagens de seus corpos, em diversas situações, pois estavam tudo na cor preta. Então, se tornou necessária uma cor de contraste para resolver isso, como podemos ver no exemplo a seguir:


Pensando em humanizar mais os personagens para aproximá-lo mais do público e ao mesmo tempo tentar resolver esse problema citado acima, veio uma solução prática. Em 1928 o personagem Mickey apareceu calçado, e em 1929 ele apareceu pela primeira vez, com luvas brancas. Essa solução simples permitiu que as ilustrações fossem produzidas rapidamente, mesmo em preto e branco os gestos eram agora mais ressaltados e humanizados, pois perderam as patas e ganharam mãos e pés. E a ideia foi tão boa que diversos estúdios de animação adotaram as luvas brancas.

Mickey em 1929, já com sapatos e luvas. (Foto: Disney/Reprodução)

Origem racista...


Outro levantamento a respeito das luvas brancas usadas por personagens como o Mickey Mouse, não é lá muito agradável, muito pelo contrário, existem relações com o racismo na crianção do personagem.

Bem antes do surgimento do desenho animado, em meados de 1830, se inciava os 'minstrel shows', uma arte nacional americana da época, que usavam blackfaces, uma prática que passou a ser considerada racista e proibida décadas mais tarde, pois atores brancos retratavam negros de forma pejorativa. Mas o que isso tem a ver com as luvas dos desenhos? Os atores brancos se "fantasiavam" de negros pintando seus rostos com carvão e usavam luvas brancas, e há relatos de que isso, que na época era tido como comédia, serviu de base para criação do Mickey, um dos primeiros a ser criado por Walt Disney. O visual do personagem foi modelado com características dos que faziam blackface: Corpo e cabeça negros, grandes olhos brancos, área branca ao redor da boca e por fim, as luvas brancas.

Reprodução de blackface (Foto: Skyfy)

Postar um comentário

0 Comentários